domingo, 21 de agosto de 2016

O Nevoeiro na Floresta


Esta pintura surreal deu me um prazer grande sobretudo por voltar a trabalhar os diversos planos ou layers.

sábado, 20 de agosto de 2016


Luis do Amaral , é um irmão de longa data, actualmente a residir na Alemanha e que se começou a dedicar á pintura e ao desenho á decadas. Graças tambem ao seu apoio suas criticas e conselhos teem me motivado e ajudado neste precurso recente.
Um grande OBRIGADO  Luis.
  

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Por do Sol Africano II

Mais um quadro com as minhas cores prefereidas. Este exemplar foi desenhado e colocado no facebook tendo sido desenvolvido a com a opinião dos amigos a medida que evoluia.

Nevoeiro em fim de tarde



Texturas

Mais um apontamento abstracto.

Do outro lado


Esta imagem faz me lembrar a vista maravilhosa que Maputo apresenta a quem esta do lado da Catembe.

Á Chuva

Um efeito caprichoso neste tema muito explorado que é CHUVA.

Raios de luz


A floresta numa manhã linda com os raios a penetrarem de entre as casuarinas. Foi um exercicio interessante . 

As flores do capim


Com o fundo nas minhas cores preferidas, aqui pretendo mostrar a beleza das flores silvestres que aparecem no meio do capim.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Natureza Colorida

Estas cores relaxantes adormecem a minha mente. Dou comigo a olhar para esta paisagem e serenar. Pintar este quadro me deu um prazer enorme conseguir este belo efeito da queda de agua com o meu (FUN BRUSH) pincel que permite fazer com alguma mestria o efeito da queda de agua. Detalhe , este pincel vinha numa colecção que a minha filha Sara me ofereceu.

SERENIDADE

Gostava de encontrar um lugar destes para carregar as baterias . Com este trabalho que quando acabei não gostei, percebi que o detalhe faz toda a diferença. quando comecei a colocar os caules e troncos das arvores nas duas ilhas percebi que esse detalhe mudava por completo o trabalho. Passei a gostar do que tinha feito.

Virose


Mais um apontamento abstracto inspirado no meu filho Bruno.

Insónias

Mais um abstracto. A imagem traduz o que penso ser o estado de espirito carregado .... de sono claro ... heheheh 

Por do Sol africano 

Me encantam as cores quentes. Este teste ensaio permitiu trabalhar o blend das cores utilizadas no fundo. Não foi fácil acreditem mas a medida que a caminhada aumenta se tornará mais simples.

O brilho do reflexo


Embora eu considere que existe neste trabalho um erro grave , a linha do horizonte inclinada , foi uma experiência interessante ver o efeito do reflexo das arvores no lago.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Passaro de fogo


O primeiro ensaio de um abastracto. Foi uma descoberta começar sem saber como iria acabar. A cada pincelada surgia uma nova ideia.

Uma tarde no campo

A minha primeira paisagem. A descoberta de como produzir a folhagem das arvores e o impacto do reflexo na água animaram. O mais difícil foi ter que desenhar as vacas com recurso a um palito por não ter pincéis pequenos

Campo de Tulipas

Nesta pintura foi utlizado um cartão de crédito velho para passar os tons de verde e amarelo de fundo bem como o caule das flores. Outra técnica curiosa foi a utilização de uma linha de cozer imersa em tinta branca aguada para dar o efeito do contorno das flores  na parte de cima das tulipas. 

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

As cores da LUA


Este quadro me deu um prazer grande sobretudo porque me fez perceber que existem cores na noite que habitualmente não vemos.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Simplesmente o Primeiro

Recordando novamente o Virgilio Tamele e depois de umas dicas sobre acrilicos (tintas e pincéis) , aventurei-me e fiz este quadro que tem a maior importância para mim, foi o Primeiro.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Como tudo começou?


Nos primeiros meses deste ano um grande artista plástico que tenho o prazer de ser seu amigo, Virgilio Tamele , começou a meter me o bichinho da pintura acrilica. 
Depois de o ver trabalhar várias vezes e com muita informação que ia recebendo acabei por dar os primeiros passos . A cada boneco que fazia procurava mostrar ao MESTRE e recebia dele o maior incentivo para continuar.

Hoje acabo por me sentir viciado sobretudo pelo estado de espirito que desperta em mim todo o ritual que envolve cada pintura. Desde a preparação do material até a materialização do boneco que decidi pintar , as vezes levando vários dias, acabo por passar por um estágio mais ou menos como se estivesse em meditaçào. Nesta fase inicial tenho me socorrido de diversos pintores , observando técnicas utilizadas com recurso á Internet , o que me permite uma descoberta a cada dia que passa. 
Estou grato ao Virgilio pois sem a mão dele nada seria como é hoje onde a procura por um espaço temporal para pintar a luz do dia é permanente.

Obrigado Virgilio